sexta-feira, 19 de setembro de 2008

André Midani, vou ler seu livro agora!

Oi Pena,
Tudo bem?
Estou fazendo um freela para a revista RG Vogue e preciso de uma ajuda sua.
A próxima edição terá uma matéria sobre o André Midani e fiquei responsável por juntar declarações de gente bacana que o conhece, como vc. Meu deadline é até amanhã, ao meio-dia.
Eu preciso saber como vcs se conheceram e se tem alguma história engraçada que vc se lembre.
São só esses dois tópicos.( Maíra Goldschmidt)

André já era uma lenda nos tempos do Olimpo.

Eu sabia que ele estivera presente no momento Bossa Nova e na transformação da Philips/Phonogram em gravadora com o dream team dos melhores artistas. Calou fundo em mim o Chico Buarque na Phono 73, era pra ser uma festa de sua gravadora, cantando – Pai, afasta de mim este cálice – e a censura fechando o microfone, outro microfone era colocado na frente dele, que cantava de novo o refrão – Pai afasta de mim este cálice – e novamente o microfone era cortado até que havia uma floresta de microfones na frente do Chico e eu pensava comigo que André Midani, o presidente da gravadora, era um cara destemido mesmo.

Anos depois, criei coragem para perguntar se ele queria falar de umas bandas novas de São Paulo. Vamos almoçar no Rodeio, nosso primeiro tete a tete, ele paciente e cooperativo na conversa, delineamos um plano de vir buscar estes novos artistas, com calma, criando expectativa enquanto se lançava uma música depois da outra, um pacote de varios compactos, idealmente todos gravariam seu primeiro compacto com duas músicas e iriamos fazendo uma seleção natural para ver quem gravaria os compactos seguintes, até que chegasse o momento de se fazer os LPs, que deveriam ser consagradores, incluindo as músicas de sucesso dos compactos. André manteve sua palavra e tres anos depois já tinhamos um elenco com sucessos, saindo os primeiros LPs e vendendo bem, artistas que trabalham no ramo até hoje, coisa rara: Ira, Titãs, e Ultraje.

Quer saber, é incrivel a quantidade de artistas que trabalharam com André Midani e tem uma carreira até hoje.

Tenho certeza que não é coincidencia nenhuma.


Foi uma questão de algumas horas. Depois que enviei este breve relato, Marisa Tomazela me apresentou o livro dele. Só folheei e já gostei. Sou um privilegiado por ter tido André como mestre.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Reembaralhando as mesmas cartas.

Pena...qual a vantagem hoje de se ter e de se estar numa pequena gravadora (antes chamada de indie)???( Marcia Tosta Dias)

Pequena ou grande?


As grandes tem lugar para muito poucos, algumas dezenas de artistas no total, portanto nada significativas como escolha ou opção, e no fundo, sairam do ramo, são donas de direitos.


A pequena, que é independente exatamente por não ser do bloco das grandes multinacionais globais é uma Pequena ou Média Empresa, geralmente dirigida pelo dono e alguns sócios, geralmente é um corolario de algum outro negócio – um estudio de gravação, uma produtora, um agente de artistas, uma casa noturna etc. Como todas as PMEs, não tem capital de giro, conta com recursos geralmente compartilhados entre outras atividades – horas no estudio, p.ex. – e quando é uma PME da Música, é movida a entusiasmo, paixão e um otimismo de longo prazo, já que dificilmente as contas fecham em cada produto, disco ou projeto. Alguns acertos justificam a perseverança, o investimento é fruto de lucro em outras atividades e o resultado não se pode chamar de “industrial”, com um fluxo irregular e incerto de produtos e receitas.

Ainda assim, do ponto de vista do artista, é melhor estar associado a um parceiro que divida a carga de trabalho, mesmo que não seja 100% dedicado ou tão profissional quanto deveria.


Em 2008, a discussão talvez seja qual o melhor parceiro que um artista precisa: uma gravadora ou um agente.

O mercado periclitante da música gravada aponta para a perda de importancia da gravadora. O disco, como obra, preserva seu valor como objeto artistico, é representativo como portfolio do artista, é um bom indexador, ajuda o artista a se inserir na produção musical, no meio artistico. O disco não morre tão cedo. Mas como mercadoria, para os novos, para os iniciantes, é apenas um souvenir para ser vendido no fim do show, deveria até ser gratis, como um anuncio ambulante do espetáculo do artista.

Uma gravadora pequena, mesmo que não seja eficiente como vendedora de discos, pode ser competente como produtora, pode trazer qualidade de gravação, um olhar exterior que ajuda o artista a focar no seu melhor talento, pode acrescentar um rol de colaboradores, os artistas graficos, os web designers, a assessoria de imprensa, advogados e outros que somam esforços e profissionalizam o trabalho do artista músico.

Mesmo que seja apenas esta soma de mais uns bem intencionados sem recursos, mas coordenados sob o CNPJ de uma PME, já é um bom negócio por legalizar o artista, que sem gravadora é apenas um artesão, a não ser que se transforme ele mesmo num dono de negócio. E quem quer ter um negócio destes apenas para mostrar a própria obra? Se for um bom negociante, vai cuidar de ser seu próprio agente, que é melhor negócio.

Pequenas gravadoras conseguem abrigar artistas e gerar produtos artisticos, sim.

Mas dificilmente geram receita para o artista. Vale lembrar que isto é uma regra que vem desde sempre. Gravadoras não dão dinheiro para o artista, nunca deram, quando havia mercado, elas ficavam com a maior parte do dinheiro. O artista, quando vendia bem seus discos, tinha a contrapartida da popularidade, que podia gerar reputação, um valor que é próprio do artista. Tudo isto se reflete num espetáculo mais requisitado e portanto mais bem pago, onde, ai sim, o artista ganha seu dinheiro dividindo apenas com seu agente.

Ainda por cima, gravadoras são um assunto que vai se relativizando nesta época de espaços na internet onde o artista publica sua obra gravada em casa, cria seu visual usando ferramentas pessoais, cameras, celulares, PCs e mais ainda se insere em comunidades, projeta seu perfil, exibe sua atitude perante a vida e a arte, cria um discurso tão complexo e envolvente quanto o que era criado pelos magos pop no apogeu das grandes gravadoras, não mais manifestação dos meios de massa, mas um discurso de pé do ouvido, entregue em casa na solidão. Funciona, é eficaz, carreiras estão sendo solidificadas a partir de coletivos que se aglutinam em torno de opiniões comuns sobre o mesmo artista. As páginas de orkut, os blogs, os twitters, as web radios que repercutem e geram impulso, até extravazar na vida real, shows lotados de gente desconhecida, sucessos de internet, cada vez mais comuns.

Entra em cena o agente, é inevitavel. Porque alguem precisa coordenar a logistica, estabelecer preços, cobrar e receber, montar uma agenda, é complicado botar o bloco na rua. Entre uma pequena gravadora e um amigo com jeito para negócios para vender seus shows, o ideal é ter ambos. Porem, com um agente trabalhando, começa mais cedo a procura pelo público, que só existe mesmo na hora de pagar para ver o show, já que a música gravada é gratis e disponivel como água, não é?

Não chega a ser um dilema, mas sem música gravada não há espetáculo? Ambos se complementam, a música gravada hoje desemboca na apresentação ao vivo e não mais na venda de cópias, de discos. A música gravada pela gravadora tem mais chances de virar boas bilheterias do que virar vendas. Localizando melhor a conversa, no Brasil não temos nem a chance da venda de música pela internet, este mercado é insignificante. A loja da Apple, iTunes, que domina 80% do mercado americano de venda pela internet, não tem planos para entrar no Brasil e nem se cogita aqui de outras receitas que poderiam ser auferidas pelas gravadoras pelo tráfego de suas músicas pela internet, como cobrar nos provedores de banda e distribuir via ECAD, tema que é assunto de Estado pelo mundo afora. Resultado? O dinheiro esta nos shows. Mais força para o agente, que um dia poderá ir buscar estes direitos e porcentagens das vendas digitais, que acontecem quase sózinhas, sem precisar de administração e logistica, como no tempo das gravadoras.

Reembaralhando, ficamos assim. Um agente, que cuida da agenda e dos negócios do artista. Uma gravadora, que cada vez mais se parece com um parceiro na elaboração do produto disco, seu portfolio tambem para gerar outras receitas. Um artista balançando entre quem trará dindim ou prestigio. A internet como novo campo onde se desenrola o jogo. O dinheiro onde sempre esteve, no bolso do público. Terceiro sinal, começa o espetáculo.