Caçamos listas de melhores do ano por toda a internet, em sites, portais, aplicativos, onde estivessem, são todas listas públicas e todas falam da mesma coisa: recomendações de melhores discos do ano, aqueles que são sugeridos para ouvir. Isto é a base de uma reputação, o que todo mundo está falando sobre você. Por isso, esta lista feita de outras listas se dispõe a medir reputações, de artistas e seus discos do ano.
Desta vez conseguimos capturar 183 listas, publicadas no fim do ano, entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019. No total, foram feitas 2911 indicações para 702 discos indicados como melhores de 2018 no Brasil. É verdade que destes, 405 tiveram apenas um voto, possivelmente de um namorado ou amigo, são votos de homenagens sinceras. Depois destes, temos um bloco com 297 discos que tiveram entre 2 e 12 votos, até chegar ao topo da lista, aos 51 discos que tiveram entre 13 e 89 indicações, os artistas e seus discos mais recomendados como melhores do ano.
Este conjunto do Top 51 é sempre surpreendente, não poderia ser obtido por outros critérios, não são os campeões de vendas ou execuções em radio. Estes são artistas que gozam de uma excelente reputação por diferentes motivos, mas especialmente porque seus albuns tiveram impacto em seus ouvintes, impacto duradouro e memorável.
Uma primeira olhada na lista mostra um reflexo da época, as mulheres dominam o topo da lista, com 8 das dez primeiras posições. O rap tem o primeiro lugar , mas os generos se espalham por toda a lista, sem hegemonia perceptivel. Os artistas comerciais não frequentam a lista de melhores discos do ano, com as honoraveis exceções de Gilberto Gil, Pabllo Vittar, Gal e Erasmo Carlos.
Ano passado ampliamos a captura de dados do Top 51 e devemos fazer isto em seguida, para conhecer mais sobre a geografia da lista, o eco sistema da produção musical de alta reputação, quem são os profissionais que fazem a Música Brasileira tão expressiva e recomendavel. Uma informação que já apuramos em 2017 ajuda a entender a potencia desta safra, este mesmo elenco é o que mais frequenta os festivais independentes do Brasil, um ambiente altamente desafiador e competitivo, por serem grandes plateias ao ar livre em espetáculos com muitos artistas no mesmo palco. Os mesmos que fazem os melhores discos estão fazendo os melhores shows,
A planilha de 2017 e dos anos anteriores está aqui, para sua consulta. Neste site tem outros textos sobre o assunto. Abaixo a primeira planilha de 2018, para sua admiração e comentarios. O melhor da festa é a descoberta de novos artistas incriveis, vá conhece-los: