quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Twitter em Portugues = bemtevi!? Ou piu!?

As questões gramaticais tem me atraido o mote. Sem hifen, com o ene no lugar do eme, fica mais eficiente assim: bentevi. Seria a minha melhor tradução aqui na terra onde gorgeiam os sabias para tweeter, da palavra tweet! um onomatopaico para um passarinho pequeno assustado, o pio, mas pensando bem, na lingua dos GBs, os comics, fica melhor como piu.
O que voces acham que melhor reflete o Twitter? Bentevi ou Piu?
O Bentevi tem um chamado, um sinal com resposta e o Piu parece só uma exclamação assustada, quase um ai ou ui...

Coisas que nos fazem pensar. Deviamos antropofagicamente deglutir estas invasões e devolver o resultado à terra, como adubo. Transformar em um simbolo indígena, do território dos bentevis, um pio de pardal, apesar de estrangeiro este. Mas não, vamos aderir sem pensar neste detalhe que enche de significado, um detalhe rei numa terra de coisas minimas. Vamos sair por ai tuitando sem parar, felizes, sem perceber que o twitter, se fosse bentevi, soaria familiar e brasileiro, a frase curta do pixo, da porta de banheiro, do parachoque de caminhão, do bilhetinho passado de uma carteira escolar para outra, o recado que cabe no verso do cartão de visita, o pedaço de folha embaixo da porta. O bilhete que o Arnesto devia ter ponhado na porta, aquele que dizia assim:

ói, turma, num deu pra sperá/A vez quisso num tem portância, num faz má/Depois qe nóis vai, nóis vorta/ Sinado em cruz porque não sei screve

com os exatos 140 caracteres que cabem num tweet, ou num piu, como prefiram.

Se voce ainda não foi, vá, registre-se no twitter.com, invista um tempinho para correr o trecho, se familiarizar com as regrinhas muito simples, e vá adicionando pessoas que voce vai seguir a pista, voce vai ler tudo que eles resolverem escrever no seu dia dia no bentevi twitter. Emita seus trinados, para contribuir na aparente cacofonia, veja bem, aparente porque nós da selva sabemos muito bem ouvir o bentevi numa algazarra de pássaros da mata. Garanto. Emita um pensamento, uma observação do seu mundo, um palpite, um comentario alto como no bar, sabendo que os outros sabem que voce está comentando os maus bofes do fortão que saiu ou as coxas grossas da morena, ou o jogo mudo na TV. Saberão do que voce fala, funcionamos assim. Eu estou na primeira semana e já sei participar, já escolhi umas dezenas de participantese emito um ou dois trinados por dia - não precisa de acompanhamento tipo tamagochi, robos de falta de carencia que exigem um afago a cada 3 minutos. Uma ida aqui e outra ali, só para acompanhar o movimento, uma olhada de cima no movimento da padaria.

Se quiser me seguir , e saber quem eu sigo e quem me segue, procure @penas, este sou eu.

Passei a saber de coisas assim:
Estou solidario com a Flavia Durante e sua captura de um apartamento.
A Adriana terminando seu paper sobre plataformas de música, já pedi para dar uma olhada e ela disse que só depois que publicar. Ta certo.
O Trent Reznor avisando que vai entrar numa outra balada que não é o NIN. Hoje avisou que já iam começar a ensaiar e gelei, vou ser cumplice.
O Cory Doctorow, autor do "Little Brother" que acabei de ler e blogueiro do BoingBoing que acompanho há bastante tempo, é ouvido pelo @doctorow e passou o dia hoje numa conferencia chamada ToC - Tools of Transformation for Publishing, capturando o que se dizia e enviando um piu toque a cada cinco minutos, um filtro super potente para jogar fora a dialetica e o bullshit e ficar só o que era dito de importante. Pode acreditar que me empurrou aqui, para escrever isto. Porque ele passou o dia informando que os livros, as publicações estão enfrentando sua hora de verdade, como já aconteceu com a industria fonografica e o resultado do embate com a tecnologia pode ser diferente para livros do que foi para discos. A copia faz bem para os livros, eles ja falam isto alto. Os livros eletronicos estão ai e os autores vão brigar por eles. Uns nao querem que o livro eletronico possa ser lido alto pela maquina de ler, o leitor da Amazon Kindle 2. Foi um dia bem informativo, mesmo pulando detalhes.
Tem o Miguel, de Portugal, que é um blogueiro profissional que acompanha um universo bem parecido com o que me interessa, musica, distribuicao, copyrights, direitos autorais, novas formas de participar na industria fonografica essas coisas. Ele traduz muita coisa e manda um resumo de tudo que publica ou que acha de interessante no @remixtures, seu apelido no twitter.

Tem mais gente dizendo que está gravando as bases, mostrando as musicas que está ouvindo, espalhando os links interessantes que acham por ai.
Parece bom para a musica, para os musicos, para o publico.

Eh util, como toda comunicacao na mata.
Em algum lugar perdi os acentos do portugues e fiquei cansado, buenas.

9 comentários:

  1. eu voto bem-te-vi, perfeito! - ou melhor, seguindo sua sugestão, bentevi, afinal nestes novos tempos até os hifens estão caindo...

    abração, sr. bípede penado!

    ResponderExcluir
  2. Parece-me pi-u-í, nada a ver co o ben-tivi que me acorda todas as manhãs, às 6;15.

    O que eu queria saber é se você tem p telefone/email do byingto0n neto.

    Reminiscencias, recorrencias.

    Abraço.

    (fswerts@uol.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Com ou sem hífen, os bentevis continuam belos.

    Pena, dê uma conferida:
    http://boladafoca.blogspot.com

    É um blog de moleques, mas acho legal.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. gosto de bentevi, é bonito.

    ResponderExcluir
  5. Claro que tem que ser bem-te-vi, mais brasileiro não existe !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Tudo nos termos do Decreto Lulento Nº 6.583, DE 29 DE SETEMBRO DE 2008. Estou com Anônimo.

    ResponderExcluir

Sua opinião é bem vinda.