quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Medindo reputação com listas de melhores do ano.

 Durante o ano de 2013 participei de reuniões para reativar o Toque No Brasil  e convivi com uma turma de idealistas que toca colaborativamente o projeto. Gente fina que doa seu tempo para que uma idéia excelente e eficaz se mantenha como um serviço público gratuito, à disposição das bandas, artistas e produtores. Uns oferecem e outros buscam oportunidades para as bandas tocarem, todos se encontram no TNB. Participei de uma curadoria usando o TNB e percebi seu enorme potencial. As bandas criam seus cadastros, com fotos, músicas, videos,  usando este cadastro se inscrevem nas oportunidades, que podem ser centenas agora na época do Grito Rock. Os produtores e promotores recebem a lista das bandas que se inscrevem e todos estão ali, prontos para serem avaliados, todos num mesmo lugar, com um mesmo formato.. Voces não sabem o que é selecionar 20 artistas a partir de 500 inscrições para um edital ou um festival usando envelopes com as inscrições, CDs, fotos, uma burocracia infinita.

O TNB é uma cria do Fora do Eixo e sobrevive porque é um calango do cerrado, obstinado. Uma hora destas deveria encontrar um financiamento que funcione. Minha sugestão foi para que o TNB abrisse espaço para doações, na esperança de que os beneficiados enfiem a mão no bolso, num crowdfunding permanente. Mas o desejo é que alguem ou alguma instituição perceba o valor público da idéia.

No ambiente das conversas sobre o TNB estavam alguns personagens que tem uma visão privilegiada do chamado Brasil profundo, produtores de festivais e casas de música, onde circulam artistas de muitos estilos e extrações, onde se forma público para estéticas mais autorais e menos industriais. Conversando com esse povo que circula e partilha seu conhecimento e esperteza de lidar com arte e precariedade, fico mais atento ao que sucede fora da TV, fora da midia, fora do negócio da música mas perto do público. Em SP, e no Rio,  também temos lugares onde acontecem coisas que não se ve na TV, mas que geram resultados. Artistas que se desenvolvem porque existem circuitos de pequenas casas de música onde há curadoria que sabe reconhece-los e busca-los para sua programação. Lugares como o Núcleo Contemporaneo, a Casa de Francisca, o Puxadinho, o Epicentro, o Rio Verde, só para lembrar os óbvios.

Pois numa conversa sobre como criar critérios para avaliar estes artistas autorais apareceu uma idéia para avaliar reputações, reconhecidamente o mais forte valor para os curadores. Sim, curadores prestam muita atenção na reputação das bandas, no que se fala delas, em quem gosta ou defende o artista, no artista que consegue criar público, trazer público. Sim, existem valores estéticos e valores de produção também. O som da banda presta, mesmo que sejam 14 para viajar e hospedar? Apenas um pianista vai ser capaz de segurar a atenção, com o bar aberto? Ser curador, ou programador artistico envolve uma equação interminavel, mas a reputação é fundamental para a decisão. E listas de melhores do ano são observadas pelos curadores.

As listas de melhores do ano ajudam a reputação dos artistas, claro. São uma declaração pública de importancia, uma recomendação. Estes aqui são os que voce tem que ouvir. Listas de melhores do ano contam pontos para a reputação de um artista e podem interferir na opinião de todos. Mas qual lista de melhores? A tradição privilegiava a imprensa especializada, a crítica, estas eram listas influentes. A lista da Roling Stone que elegeu Macaco Bong. Mas e hoje, essa multidão de sites de especialistas votando em listas próprias, todo mundo, os blogs de música, os caras que falam dos generos, das bandas que passam por suas cidades, todo mundo e sua lista. Claro que cada um tem influencia para seus leitores, o seu público. E cada um puxa sua sardinha para a brasa, rola brodagem e simpatia pelos parceiros. Os bons curadores serão os que percebem as brodagens entre amigos e dão o desconto devido. Da mesma forma, os artistas movidos puramente a jabá, os artefatos comerciais, vem com CNPJ estampado, não fazem parte do universo dos artistas que se recomenda, dificilmente participam de listas de melhores, fazem parte das listas dos "mais vendidos"! E ainda, toda lista é parcial, fala apenas dos que conseguimos ou escolhemos para avaliar. E são listas de melhores CDs, esta é também a tradição, é uma competição entre produtos iguais, os discos com 12 músicas, fenomeno anual.

Entretanto, os CDs dos artistas de hoje são autorais, refletem 100% o desejo do artista, desapareceu o intermediario que representava o interesse do mercado na hora de escolher repertório, de fazer arranjos comerciais ou parcerias de conveniencia. O artista autoral está inteiro dentro do seu disco. Portanto, listas de melhores CDs representam sim os artistas, são listas de artistas melhores do ano.

Faremos uma lista das listas, vamos juntar todas as listas de melhores de 2013 que conseguirmos e vamos ver o resultado. Do grupo inicial que se dispôs a fazer junto, Tassio Lopes, Gabriel Ruiz e Uirá Porã ficaram alguma semanas juntando listas depois segui com Ynaiã Benthroldo mais um pouco e terminei tabulando quase tudo, mas valeu o empurrão. Foi uma captura de listas que chegavam até nós, depois uma captura mais aberta, procurando por "lista de melhores" no tuiter e no face, apareceram muitas contribuições de amigos e também de dentro dos sites eram recomendadas outras listas de sites amigos. No total são 39 listas numa planilha, cada vez que um artista é mencionado vale um ponto, não interessa sua colocação na lista original. Essa coisa de ser melhor ou pior colocado na lista é importante só para o público daquela lista.

Poucas listas foram descartadas porque eram extremamente fechadas em artistas de um unico genero exótico. O povo do *** vai me odiar.  Outras listas sairam fora porque só tinham artista estrangeiro. Em muitas listas não havia separação entre nacionais e estrangeiros, o que é justo, mas só trouxemos os artistas nacionais. Outras listas tinham melhores de varias artes, mas só trouxemos os da Música.

Apesar de revisões mil, os erros estão ai para serem apontados, de preferencia nos comentarios do Peripécias do Pena. Agradeço os  donos das listas, devidamente identificadas com seus links e espero que a policia da mente não venha dizer que estou infringindo nenhuma lei ou direito. A planilha está escondida aqui: clique. Mencione a fonte se for usa-la, fará bem para a nossa reputação.

Algumas coisas que ficam evidentes na lista das listas:

Fato notável e inescapável: quase todos estão disponiveis para baixar de graça ou no mínimo para serem ouvidos de graça. Atualize seu repertório, links na planilha.

1) Dois artistas fizeram mais pontos. Um deles praticamente já é reconhecido públicamente como um artista nacional, atingiu o patamar profissional e artistico que permite um certo conforto, o telefone toca pedindo bis. Mas o artista que fez mais pontos não é um artista famoso nem reconhecido fora do circulo dos bem informados. É um legitimo artista com uma altissima reputação, no momento certo da curva e que este ano irá tocar onde quiser, apesar de ainda desconhecido pela midia e pela fama. O disco de ambos é de audição crucial, amplos universos se renovando. Apanhador Só, com 25 e Emicida, com 21 menções.

2) Os próximos doze atingiram 10 ou mais recomendações. O bloco é notável, tem tudo de todas as cores e juntos formam uma surpreendente jovem guarda que circula pelo Brasil, é amada e nos representa, é definitivamente música brasileira. Pela ordem:  Boogarins, Jeneci, Vanguart, Baleia, Bixiga 70, Nevilton, R.Amarante, Bruno Souto, Garotas Suecas, Karol Concá, Passo Torto e Wado. Surpresas? Eu sim.

3) Os próximos 76 artistas tiveram 3 ou mais recomendações. Estão prontos para tocar no rádio, tem alto padrão de produção em sua maioria, e se misturam nomes consagrados como Guilherme Arantes e Arnaldo Antunes com gente novissima e revolucionaria. Tres listas pra mim dizem que voce está no mapa.

4) Dai temos mais 269 artistas com menos de tres indicações. Gente boa que não atingiu o tom em 2013, muita brodagem e carreiras artisticas em formação. A noticia boa é o total de artistas que entra nessa lista das listas. Temos 359 artistas no panorama, que riqueza, que variedade, que fartura! Agradecemos ao Senhor os próximos anos de vacas gordas para a Música.

5) Porque será ao vivo.

8 comentários:

  1. Não está mal o movimento, obrigado pelas visitas à planilha. Já acrescentei mais uma lista, depois eu tabulo. Se voce apresentarem novas planilhas - com calma!- eu vou atualizando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. massa, apresentei várias listas interessantes no meu comentário abaixo ;)

      Excluir
    2. I A RA, com calma vamos indo! Vamos revisar as listas, pode ter escapado alguma coisa. Voce entendeu que na brincadeira só entram listas de melhores de 2013, né?! Não valem as críticas e matérias. Talvez um dia seja possivel trabalhar com isso, fazer uma lista de todos que forem criticados. Hoje ainda não. Muitissimo obrigado por sua voz aqui.

      Excluir
    3. sim Pena, entendi o critério das listas. acabei postando por engano 2 links q são listas de discos pra download - e não de 'melhores'. mas as outras são de "MELHORES" sim, e vale a pena vcs darem uma conferida! abraxx

      Excluir
    4. Iara, viu só o que sucedeu? Voce saiu de 3 para 10 mencões, parabéns. As listas que vc sugeriu e mais algumas estão mudando o ranking. Quem mais sabe de listas que não entraram na planilha? Deixe aqui suas listas!
      Abs

      Excluir
  2. Ô Pena, obrigado! valia só pelos links, mas é um trabalho que dá uma tese. abraço.

    ResponderExcluir
  3. Meritíssimo, eu protesto!!!
    I A RA está SIM na lista do miojo indie - http://miojoindie.com.br/os-50-melhores-discos-nacionais-de-2013-10-01/#more-31599http://miojoindie.com.br/disco-iara-iara-renno/ . Não entendo pq vcs incluiram certas listas de 'críticos' pouco conhecidos e desprezaram as opiniões de jornalistas tão entendidos de música como Marcus Preto, Pedro Alexandre e essas outras listas q seguem abaixo, na qual o disco está incluído e parecem ser bastante representativas:
    http://www.revistabrasileiros.com.br/2013/12/23/30-discos-brasileiros-de-2013/#.Uv4gtySjSKw

    http://oifm.oi.com.br/site/#!/noticia/musica/-com-a-boca-no-mundo--pre-balanco-2013

    http://farofafa.cartacapital.com.br/portfolio/esforcado/

    http://uvarau.com.br/?p=414

    http://euovo.blogspot.com.br/

    http://www.melhoresdamusicabrasileira.com.br/2013/12/41-iara-renno-i-r-a.html

    http://cartacampinas.com.br/2013/12/27-discos-nacionais-lancados-em-2013-estao-disponiveis-para-download/

    http://albumitaucultural.org.br/notas/na-integra-on-line-2013/

    http://blog.deezer.com/br/2013/12/17/melhores-de-2013/

    http://atividade.fm/os-melhores-discos-nacionais-de-2013/#.Ur2DTCRbw7D

    http://namiradogroove.com.br/listas/50-melhores-musicas-nacionais-2013 essa é de músicas, ok... De modo que, 3 pontos pro disco I A R A me parece injusto, tanto mais numa lista como esta, que visa uma projeção e um panorama mais profundo do cenário nacional da música, e partindo de ti, pessoa q considero de relevância no assunto. Afinal, se as listas ajudam a reputação e a circulação dos shows, eu preciso delas! Aproveito pra deixar o endereço do site onde o disco está pra download gratuito – com excessão da faixa Roendo as Unhas, de Paulinho da Viola www.iararenno.com
    e fiquei curiosa pra saber se vc ouviu o álbum...

    ResponderExcluir

Sua opinião é bem vinda.