segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Os Robocarros 2

(Originalmente publicada em março de 2013)

#Cardisrupt - atualizando

 As tecnologias que irão derreter o congestionamento de São Paulo


Vou colecionar noticias sobre o surgimento do carro sem motorista e outras tecnologias que podem causar o derretimento do congestionamento paulistano. Isto é uma picuinha minha, pessoal, paroquiana. Eu não sei dirigir, vivo sempre muito bem e nunca perdi uma peripécia por não ter um carro nem saber dirigir. Até acho que isso me leva mais longe mais fácil.

No post anterior fiz uma fábula desejando que fosse uma mudança rápida para os carros sem motorista. Talvez não seja tão rápida. Mas a ruptura está sendo preparada em muitas frentes diferentes. Digo mais, preste atenção, será um momento histórico e voce faz parte da mudança, vá procurar pelos sinais.

Hoje, 25 de fevereiro, sai uma nota sobre os primeiros autos (sem motorista) circulando na Inglaterra, por conta de pesquisas. Já descobriram que o GPS não é confiavel, por causa dos canyons urbanos, a sombra dos prédios. Estão optando por um mapa na memória e um scanner a laser, que identifica com precisão o local no mapa e tambem os obstáculos.

Em um blog de aficcionados por corridas de carros de fábrica leio uma lamentação que os carros de F1 já são praticamente amparados por tecnologia sem motorista. A posição do carro de F1  na pista é conhecida e precisa em centimetros, usando um GPS de ponta. Um computador traça a trajetória ótima para as curvas, que não é tão intuitiva quanto parece. Dicas são passadas para o piloto que incluem correções do angulo de entrada, os pontos de freada e mudança de marcha, para que o piloto atinja o limite. Na verdade, todas as outras computações, combustivel, vento, distancia dos adversarios, tudo já está sendo calculado em tempo real e o piloto não para de ouvir uma torrente de dicas, que ele deve seguir. O blog se lamentava do futura falta de emoção e perigo que tomará conta das corridas de automóvel, e já com expectativas de assistir as primeiras corridas de carros sem motoristas, cujo vencedor terá champagne derramada no teclado do seu laptop. Aleluia irmãos.

Em outro site, tabelas e históricos sobre "direção em comboio", dizendo que se pesquisa isto desde os anos 70, durante a primeira crise do petróleo e existem muitos dados acumulados. Dirigir em comboio, aproveitando o "vacuo" do carro da frente, é conhecimento de todos e pratica comum nas corridas. A diminuição da resistencia do ar gasta menos combustivel. O que não se sabia é que quantos mais carros estiverem no comboio, mais aumenta a economia de combustivel, desde que se mantenham a uma distancia de dois metros. A partir de seis carros, o total da economia de combustivel chega até incriveis 30%. Claro que isto não se consegue reproduzir no transito, o risco de colisão é alto. Mas o assunto aparece porque dirigir em comboio será a pratica dos carros sem motoristas, com distancias e velocidades mantidas com precisão, porque os carros se comunicarão, estarão em rede quando próximos. Esta tecnologia de conexão dos carros entre si parece viavel

Em outro tom, em Boston, a policia fechou uma empresa que pilotava um aplicativo de celular que organizava caronas. O sindicato dos taxis alegou serviço ilegal e conseguiu uma sentença de um juiz. Ei taxis de São Paulo, voces estão na reta! Caronas eliminam carros das ruas.

Busquei tuites com a palavra "driverless" e apareceu um artigo bem arrumado sobre as "Cinco Razões Porque O Carro Sem Motorista É Inevitavel". Basicamente são estas mesmas razões nas quais eu  acredito.

Para os que querem uma analise de profundidade no assunto, a Forbes está publicando uma série de artigos que analisam com rigor todos os angulos, "Amarrem Seus Cintos". Qual a estratégia real da Google - distribuir gratis o android dos carros? Como a industria automotiva reage a isto, uma vez que eles são pés-de-chumbo e adoram dirigir? Resistirão racionalizando ou se transformam?

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