segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Radiohead novo: quanto voce pagou? In Rainbows na cabeça.

(Este post vai seguir o assunto e mudar com ele)
em 2 de outubro de 2007:

Fulminante!
Polêmica estabelecida aos primeiros minutos da divulgação da sacanagem proposta pelo Radiohead no site In Rainbows, nome do disco.

" ... Fizemos um disco novo ( inédito na rede!!!) e ele está disponivel apenas neste site.
Aqui voce compra um download ou um pacote de plástico com extras e bolachas de vinil e tudo que os fãs tem direito, por 40 Libras.
O download custa o que voce quiser pagar, mais uma taxa de 0,45 libras, um real e pouco. IS UP TO YOU! * VOCE DECIDE QUANTO VALE! *..."

Deve ferver. Meu palpite é um milhão de downloads pagos, até 10 de outubro, quando começarão a ser entregues. Meu outro palpite é que o valor médio será 5 libras, ai um real por música. Veremos...

Esta aposta na inteligência do mercado diz o seguinte:
1) chega de intermediarios e pedágios, as gravadoras perdem espaço, sempre.
2) deixar aparente quanto vale a música, isto é um leilão e pode surpreender.
3) boas idéias ainda valem por si mesmas, garantiu a nossa atenção, certo?
4) o mundo é pop e gosta de ter assunto, será que eles vão perder dinheiro?
5) e tem um desafio: paguei mais ou menos do que vale?

Espero que eu goste, porque não resisti e comprei, por 5 libras, eles merecem!

(3/out)
No dia seguinte: Como era de se esperar, deu em todos os jornais importantes, em todos os blogs de música e promete continuar pelos próximos dias. Um artigo interessante no "Freakonomics" do NYTimes, para variar, traz uma excelente amostragem das opiniões dos leitores, com enfase nos aspectos economicos da proposta, confira aqui.

(13/out)
No fim dos dez dias, um primeiro balanço: chegou, ouvi e gostei, é pop do século XXI, deixa marcas, não descartavel e estou tocado pela melancolia transparente que também sinto nestes dias de luta. O mundo está triste e pensa na morte, como eu. Os artistas precisam fazer isto, para ser música.
Gastei bem meu dinheiro, mostro para todo mundo e empresto com um certo sabor de proprietario. O som é imaculado e deu vontade de ter os vinis para ouvir Tudo. Funciona, como há muito tempo não via. Que venham os próximos, não vai ficar só neles.

Ontem conversei com Mauricio Tagliari, meu personagem leitor, falei sobre outros que irão seguir a idéia. Já deu no jornal. Oasis, Jamiroquai, Charlatans, a lista começa.

Se funciona, por que não? Chama-se passar o chapéu. Quanto voce paga pelo que pode ter de graça? Só se me convencer, não é? Adeus music business, marketing, e numeros de vendas como donos do pedaço. Voltem 2 décadas e retornem á posição auxiliar.

O novo dono da EMI gostaria muito de acordar sua companhia, seu Hands, mas não há o que fazer, a não ser inventar um motor movido a xixi de elefante e se transformar no dono de todos os elefantes, esqueça a industria automobilistica. A tese não é minha.

Ainda ao som de In Rainbows, rolam boatos de dois numeros: um milhão de downloads, dois terços pagantes e o preço médio apurado em pesquisas foi 7 dólares, estou um milimetro acima da média. Uns 5 milhas pra banda, not bad.

Propus quase isso em 2004 na Trama, com a Fernanda Porto, tivemos mais de cinquenta mil downloads incentivados, só faltou passar o chapéu.

Um comentário:

  1. pena, sou eu : seu leitor.
    ontem eu estava na corrida e nnao deu para conversar. quais são as outras bandas que vc falou que entraram nessa tb? oasis? nnao achei na rede...
    abs.
    m.

    ResponderExcluir

Sua opinião é bem vinda.